Renata Soares
Coordenadora de Intimidade certificada pela Intimacy Professionals Association (IPA) para projetos de ficção e não-ficção.
Bio
Renata (ela/dela) é uma artista versátil, trabalhando principalmente como atriz, coordenadora de intimidade, coach de atores e dublê de teatro e cinema. Além disso, ela atua desde 2019 como produtora e diretora de comunicação para a Irondale Ensemble Project, uma companhia de teatro baseada em Brooklyn, NY. Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, ela se mudou para Nova York (EUA) em 2014, onde concluiu o Conservatório Profissional de Atuação no William Esper Acting Studio. Ela também estudou cinema no Latin America Film Institute e na New York Film Academy.
Com formação em dança e artes marciais, ela incorpora técnicas de Teatro Físico, Viewpoints, Laban, Klauss Vianna, Teatro de Máscara e Técnica Alexander em seu trabalho, usando corpo e movimento como veículos poderosos para contar histórias. Ela possui certificação da American Society of Fight Directors em Unarmed Combat e Quarterstaff (bastão), com proficiência adicional em Knife, Broadsword e Rappier & Dagger.
Em 2018, Renata descobriu a Coordenação de Intimidade durante um workshop de Stage Combat e foi imediatamente atraída por este trabalho. Hoje ela é certificada pela IPA - Intimacy Professional Association (certificação reconhecida pela SAG-AFTRA nos EUA) para trabalhar em projetos de ficção e não-ficção, além de acumular dois módulos de certificação e diversos workshops com a IDC - Intimacy Directors and Coordinators.
Nos EUA, trabalhou como Coordenadora de Intimidade no cinema e no teatro e, de volta ao Brasil, Renata trabalhou no longa-metragem "Furnas Fundas" (em pós-produção) com Natália Lage, Eriberto Leão, Rodrigo Pandolfo, Otávio Muller e Letícia Lima. Além disso, é uma das primeiras profissionais a levar o trabalho de IC para programas de reality show da Amazon Prime.
Outros cursos relevantes na área incluem Anti-racist Theater com Nicole Brewer, Authentic Antiracism com Dr. Monea Tamara e Mental Health First Aid com o National Council for Mental Wellbeing.
Renata é uma colaboradora nata e prioriza a comunicação aberta entre atores e diretores para facilitar o processo de ensaio e garantir que a visão artística do diretor ganhe vida em cada projeto em que trabalha. Como uma artista queer, ela defende a criação de espaços diversos, inclusivos e acolhedores para todos os profissionais envolvidos e é engajada em criar cenas íntimas com autenticidade e sensibilidade. Renata é totalmente bilíngue em inglês e português.